Um dos grandes desafios da Justiça Eleitoral nesta eleição é o combate à desinformação. Por esse motivo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe de um canal específico para esclarecer notícias falsas, as chamadas fake news.
O canal “Fato ou boato”, que é compartilhado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho, é atualizado constantemente com as informações corretas diante da propagação de fake news. O portal traz conteúdos que esclarecem o eleitor sobre, entre outros temas, o funcionamento das urnas eletrônicas e as auditorias, utilização da Bandeira do Brasil na campanha eleitoral e o voto branco e nulo.
Leia também:
Confira a lista atualizada de candidatos a deputado por Santa MariaEleitores com deficiência já podem solicitar sessão especialJustiça Eleitoral convoca mais de 2 mil mesários; confira a lista
– Há um aumento expressivo das fake news em período eleitoral. Nós, cotidianamente, estamos desmentindo informações falsas – afirmou o coordenador da Escola Judiciária do TRE, Carlos Vinícius Cavalcante, durante a realização do Seminário Eleições 2022 pelo tribunal em Santa Maria.Portanto, antes de compartilhar ou propagar informações sem uma fonte confiável, o eleitor deve sempre checar a notícia, e o canal “Fato ou boato” é a alternativa recomendável, já que é proveniente de órgão oficial.
Leia todas as notícias